Dia das Mães deve gerar R$ 7 bilhões de faturamento no e-commerce brasileiro

Com mais de 14 milhões de pedidos, a data aquece o 1º semestre e abre possibilidades para os varejistas que investem em estratégias online.

ekaterina-shevchenko-ZLTlHeKbh04-unsplashCom mais de 14 milhões de pedidos, a data aquece o 1º semestre e abre possibilidades para os varejistas que investem em estratégias online. (Foto: Unsplash)

Pelo sexto ano consecutivo, o faturamento do Dia das Mães, uma das datas mais fortes do varejo online, deve apresentar crescimento. Os dados são da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm), que aponta uma variação positiva de 10,4% em relação a 2023, alcançando o valor de R$ 7,4 bilhões. Este aumento também traz oportunidades para os lojistas de diversos segmentos relacionados ao período, principalmente para aqueles que já estão aplicando estratégias como o retail media e os programas de benefícios, para se aproximar ainda mais de seus clientes.

Conforme o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), os itens mais vendidos durante este período no ano anterior foram: vestuário, móveis e eletrodomésticos, acompanhados também de áreas como livrarias, óticas, joalheiras e cosméticos. A tendência é que estes produtos continuem em alta em 2024.

“O Brasil possui um contexto de diversas oportunidades relacionadas às datas comemorativas. O Dia das Mães, assim como o Dia dos Namorados, possuem grande representatividade no primeiro semestre do varejo. Por isso, é importante que os lojistas adotem estratégias cada vez mais eficazes para se aproximar dos consumidores e se diferenciar da concorrência. É preciso ir além da oferta e criar um vínculo com o público”, explica Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity na Iberia e no Brasil, empresa especialista em engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre os varejistas e seus clientes.

Cliente mais próximo

Eduardo faz referência aos programas de benefícios, que podem proporcionar uma experiência diferenciada aos consumidores, oferecendo promoções, descontos, cashback, entre outros.

“Os programas de benefícios são um caminho para a retenção desta base de clientes de forma qualitativa. Com eles, e-commerces podem compreender melhor o comportamento dos usuários e proporcionar oportunidades para novas compras. Esta é uma abordagem que também tem potencial para ser associada ao retail media, um formato de publicidade eficaz e muito utilizado por gigantes do e-commerce mundial”, detalha Eduardo.

O retail media traz a possibilidade de os varejistas investirem em publicidade dentro do próprio marketplace. Os anúncios criam sugestões personalizadas de produtos com maior interesse do público e ainda geram renda extra.

Ticket médio e pedidos

Além da alta no faturamento, a ABComm aponta que o e-commerce nacional deve experimentar o terceiro ano de crescimento no ticket médio. A previsão é que o valor chegue a R$ 481,85. O número de pedidos realizados também variou positivamente e tende a alcançar a marca dos 14,6 milhões em 2024.

No geral, a previsão é que o Brasil ultrapassará os R$ 200 bilhões em faturamento no e-commerce, em 2024, representando um aumento de 10% em relação ao ano anterior.