Carlos Garcia, Embraer: 'Estamos no caminho certo para entregar um crescimento mais sustentável '

Forte geração de caixa e busca por novos mercados favorecem o ambiente de crescimento sustentável da Embraer.

Antonio-Carlos-Garcia-40-editAntonio Carlos Garcia, CFO da Embraer. (Foto: Divulgação)

Em fevereiro, a S&P Global Ratings elevou o rating da Embraer de “BB+” para “BBB-” e manteve perspectiva estável. De acordo com a S&P, a forte geração de caixa da empresa, aliada ao aumento nas entregas de aeronaves, redução de custos e medidas de eficiência levaram a um fluxo de caixa livre em 2023 que foi consideravelmente mais forte do que as projeções para o mercado.

“A avaliação da S&P é um importante reconhecimento do foco e da disciplina com que a gestão financeira da empresa tem sido realizada nos últimos anos. A recuperação do nosso negócio está concluída e estamos no caminho certo para entregar um crescimento mais sustentável e com maior rentabilidade financeira daqui para frente”, avalia Antonio Carlos Garcia, CFO da Embraer.

Mercados

Entre outros fatores, o resultado do seu atual nível de investimento se deve pela realização de parcerias, presença em importantes eventos do setor em todo o mundo e, consequentemente, a confirmação de negócios importantes em mercados em desenvolvimento nos mais diferentes segmentos.

Azorra, locadora de aeronaves orientada para o relacionamento que fornece soluções de leasing e financiamento, celebrou no final de janeiro a entrega das duas primeiras aeronaves Embraer E195-E2 à Royal Jordanian Airlines. Uma cerimônia foi realizada no final de janeiro, nas instalações da Embraer em São José dos Campos, seguida de um evento organizado pela Royal Jordanian Airlines por conta da chegada das aeronaves em Amã, na Jordânia.

“Seremos o primeiro operador dos jatos E2 no Oriente Médio, com o apoio dos nossos parceiros da Azorra, e isso é motivo de grande satisfação. A família de aeronaves E2 contribuirá para alcançar nossos objetivos estratégicos, complementando a frota de jatos de médio porte (narrowbody). Dessa forma, poderemos adequar a capacidade de nossa frota à demanda, reduzindo os custos operacionais e as emissões de carbono, ao mesmo tempo em que oferecemos uma experiência melhor com mais conforto para os passageiros, ressaltando o nosso status de companhia aérea preferida na região, pontua Samer Majali, vice-presidente e CEO da Royal Jordanian Airlines.

“A escolha da família E2 para atualizar a frota da Royal Jordanian é uma comprovação das capacidades avançadas dessas aeronaves, da nossa história de sucesso e da relação sólida que mantemos com a Azorra e com a Royal Jordanian. A geração mais avançada dos E-Jets oferece jatos mais silenciosos, menos poluentes e mais eficientes no mercado de até 150 assentos. Dessa forma, a Royal Jordanian pode atingir simultaneamente suas metas de crescimento, lucratividade e de sustentabilidade, operando uma frota de pequenos veículos estreitos E2 que complementa a frota de aeronaves maiores”, afirma Arjan Meijer, CEO e Presidente da Embraer Aviação Comercial.

Parceria

A Saudia Technic e a Embraer Serviços & Suporte assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para iniciar colaboração em atividades de manutenção e treinamento. O MoU tem como objetivo aprimorar a cooperação em ambas as áreas, tanto na Aviação Comercial, com foco na família de jatos E2, quanto na Aviação Executiva. O acordo foi firmado no World Defense Show 2024, evento realizado em Riyadh, no início de fevereiro.

“Com esse Memorando de Entendimento, embarcamos em uma jornada de colaboração e crescimento. A indústria aeroespacial na Arábia Saudita está prosperando e, juntamente com a Embraer Serviços & Suporte, estamos preparados para fazer avanços notáveis. Esta parceria irá nos contribuir para novos horizontes, moldando o futuro da aviação comercial e abrindo caminho para a excelência em manutenção”, detalha o Capitão Fahd Cynndy, CEO da Saudia Technic.

“Estamos muito satisfeitos em enviar um amplo Memorando de Entendimento com a Saudia Technic. O Reino da Arábia Saudita tem uma das indústrias aeroespaciais que mais cresce no mundo, e a Embraer Serviços & Suporte está bem-posicionada para avançar na região, trabalhando em parceria com a Saudia Technic”, afirma Carlos Naufel, presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte.

Expresso do oriente

No final de 2023, a Eve Air Mobility - subsidiária brasileira da Embraer - e a Kookiejar, desenvolvedora de vertiportos, revisaram uma carta de intenção (LOI) para apoiar as operações de vertiportos com o software de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (ATM Urbano). O documento marca o primeiro acordo da Urban ATM da Eve em Dubai e o décimo cliente da solução da empresa, além de configurar o quinto cliente de vertiportos à medida que a Eve expande sua base global de clientes.

A Kookiejar, juntamente com seu parceiro local Air Chateau, se prepara para apresentar o primeiro hub de vertiportos de última geração em Dubai com pátio com oito posições para aeronaves. "Estamos liberados para trabalhar com o KookieJar, pois eles combinam experiência em infraestrutura terrestre e aérea para projetar uma rede de vertiportos flexível, sustentável e segura”, disse Rob Weaver, líder global de desenvolvimento de negócios de Urban ATM da Eve.