Dia dos Pais: como homenagear colaboradores em empresas que adotam modelo híbrido e presencial?

De presentes físicos a homenagens simbólicas, o reconhecimento do colaborador estimula relacionamentos saudáveis e engajamento de maneira orgânica.

Além da personalização do presente feita pela instituição, apostar em incluir a família para esse momento de afeto e pertencimento é extremamente viável. (Foto: Divulgação)

 

O cenário empresarial, de maneira geral, vem enfrentando diversos desafios para estimular os colaboradores com ações diversas em empresas que adotaram regime híbrido, home office total por tempo indeterminado e também aquelas que já estão presenciais. Essas atividades buscam desenvolver um ambiente de trabalho agradável para os colaboradores, e segundo pesquisas, a qualidade de vida está diretamente ligada à produtividade no trabalho. É o que diz o estudo realizado pela Universidade da Califórnia, feito no fim de 2019, que identifica que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros.

Mas, com o pós pandemia, muitas empresas decidiram manter o home office e o modelo híbrido de trabalho, precisando fazer com que os profissionais de RH e comunicação interna adaptassem os brindes e homenagens para experiências remotas que trouxessem a ideia de preocupação da empresa com o funcionário enquanto indivíduo. Segundo Rodrigo Cabral, diretor de vendas da Progic, líder no mercado de TV corporativa no Brasil, existem algumas ações que podem ser utilizadas para estimular os colaboradores mesmo que remotamente. Confira abaixo a seleção feita pelo diretor da Progic:

Lembranças básicas

Nem sempre a empresa terá orçamento para investir em presentes que demandam grandes custos. Mas, é possível fazer algumas ações que podem gerar boas experiências dos colaboradores da mesma maneira. “Planejar atividades interativas que os colaboradores possam realizar com seus filhos em casa é uma ótima alternativa. É possível criar uma dinâmica de jogos que remetem a cultura organizacional e desenhos para imprimir e colorir, estimulando a criatividade e colaboração do funcionário”, ressalta Rodrigo.

Outra forma de ter mais engajamento é apostar em concursos culturais, cursos de poesia, desenhos que imprimam os valores da casa e que devem ser levados para a organização, além de fotos e colagens com revistas que representam o trabalho do papai colaborador. 

Sugestões de lembranças em forma de brindes:

  • Vale presentes

É comum ter dúvida na hora de escolher um presente e, muitas vezes, o contato com a família não é tão próximo para pegar informações. Com isso,  assegurar uma boa experiência com a homenagem é investir em vales presentes. 

  • Incluindo a família

Além da personalização do presente feita pela instituição, apostar em incluir a família para esse momento de afeto e pertencimento é extremamente viável. Camisetas, portas-retratos, aventais e cadernos com embalagens personalizadas com fotos ou desenhos dos filhos são alternativas excelentes. 

“Demonstrar que sabemos quem está por trás dos compromissos empresariais é um diferencial, por isso, as empresas devem ter um olhar atento para essas datas e investir em ações que engajem os colaboradores e mostre que você está olhando de forma individual para ele”, conclui o diretor de vendas.

  • Conquista de novos benefícios

Esta é uma ótima oportunidade para anunciar a chegada de algum benefício específico, como por exemplo, licença paternidade estendida. “É importante entender que essas ações não podem ser válidas apenas para dias comemorativos, mas você pode se organizar para anunciar a chegada delas neste dia”, finaliza o diretor.