Dan Ioschpe: Sistema Indústria alavanca empresas

Empresário diz que os serviços oferecidos colocam o setor numa “trilha de aceleração”, sobretudo entre as pequenas e médias empresas.

É importante que a CNI siga apoiando as empresas com os Núcleos de Acesso ao Crédito, argumenta IoschpeDan Ioschpe: presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Foto: Divulgação)


O empresário Dan Ioschpe, presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), considera fundamentais as medidas de apoio às empresas oferecidas pelo Sistema Indústria. Segundo ele, os pequenos e médios negócios são os principais beneficiados por esse tipo de serviço. “O ambiente de negócios no Brasil é muito desafiador e a gente está com deficiências em relação aos países que lideram o desenvolvimento socioeconômico no mundo e àqueles que estão em ascensão em vários aspectos”, comenta.

Confira a entrevista à revista Indústria Brasileira:

REVISTA INDÚSTRIA BRASILEIRA - Num contexto com incertezas provocadas pela pandemia, pela guerra e pelas eleições deste ano, como as empresas podem crescer?

DAN IOSCHPE - Existem algumas ações e direcionamentos que acabam sendo fundamentais para o crescimento das empresas ao longo do tempo. O desenvolvimento, a pesquisa e a inovação talvez sejam os principais fatores que farão a diferença a médio e longo prazos. E, diga-se de passagem: essas são as maiores contribuições da indústria para a atividade econômica geral de qualquer país e para o desenvolvimento socioeconômico. 

REVISTA INDÚSTRIA BRASILEIRA - Que papel o senhor acredita que o Sistema Indústria tenha em momentos como o atual?

DAN IOSCHPE - Nesse campo, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o sistema que ela congrega têm feito um trabalho muito importante, que potencializa o desenvolvimento do setor industrial no Brasil. É sempre importante lembrar que as grandes empresas conseguem, de uma forma ou de outra, ter o seu próprio aporte de maior valor, com mais tempo, mais recursos humanos, mais recursos financeiros e mais capacitação.

Mas, para as pequenas e médias empresas, esse tipo de ferramenta [que o Sistema Indústria oferece] de arcabouço, de apoio e de incentivo, é mais importante ainda e coloca essas empresas numa trilha de aceleração. Isso ajuda, inclusive, no sucesso das grandes empresas, porque, sem essa base da pirâmide, dificilmente elas conseguiriam se manter na crista da onda, competitivas. 

REVISTA INDÚSTRIA BRASILEIRA - Uma das grandes dificuldades das empresas brasileiras é o acesso a financiamento, o que ficou ainda mais evidente durante a pandemia. Como os Núcleos de Acesso ao Crédito (NAC) criados pela CNI podem ajudar as empresas?

DAN IOSCHPE - Eles são fundamentais. O ambiente de negócios no Brasil é muito desafiador e a gente está com deficiências em relação aos países que lideram o desenvolvimento socioeconômico no mundo e àqueles que estão em ascensão em vários aspectos. Você tocou no tema do crédito, mas podemos falar, ainda, da infraestrutura, do sistema tributário, da insegurança jurídica ou da insegurança patrimonial, que trazem um custo elevado para as empresas, além da questão da [falta de] pesquisa e de fomento à inovação.

Então, tudo o que a gente puder fazer para melhorar qualquer um desses temas que eu mencionei é fundamental para que o Brasil ingresse nas cadeias de produção e de comércio globais. Infelizmente, a melhora em apenas um desses aspectos não vai ter o efeito desejado.

REVISTA INDÚSTRIA BRASILEIRA - Como podemos resolver esse problema?

DAN IOSCHPE - Precisamos caminhar com todos ao mesmo tempo. E, assim como na questão da inovação, as pequenas e médias empresas serão mais afetadas positivamente por qualquer uma dessas iniciativas que a gente venha a tomar. Portanto, os Núcleos de Acesso ao Crédito são muito bem-vindos. É importante que a CNI siga apoiando todas essas áreas horizontalmente, porque, de fato, elas cobrem todas as atividades econômicas brasileiras. E, embora nossa perspectiva seja a da indústria, esses são temas que permeiam todo o tecido econômico brasileiro.

REVISTA INDÚSTRIA BRASILEIRA - A inovação pode nos ajudar a reduzir parte da dependência externa?

DAN IOSCHPE - Não entrar de cabeça no assunto da inovação nos tira do tabuleiro, porque os outros países estão investindo agressivamente nisso. O Brasil, de certa forma, também está fazendo seus investimentos em centros de inovação, mas precisamos fazer mais e mais rápido. Sem demérito de outros setores, mas, se você quer encontrar um lugar em que a transformação com o uso de tecnologia vai gerar mais valor, do ponto de vista do desenvolvimento socioeconômico do país, esse lugar é a indústria.