Marcelo Godoy, Volvo: 'Além de sermos uma empresa que vende carros, somos uma empresa que investe na mobilidade sustentável'

Transporte com menor impacto ambiental impulsiona negócios, tecnologias e serviços de recarga veicular.

321774_Marcelo_Godoy_-_Presidente_Volvo_Car_BrasilMarcelo Godoy, presidente da Volvo Car do Brasil. (Foto: Divulgação)

Um futuro de expressivo crescimento é esperado para o mercado de energia solar no Brasil com o uso de veículos elétricos e novas tecnologias de armazenamento energético. A perspectiva é de aumento na demanda por sistemas fotovoltaicos em residências e empresas nos próximos anos, em conjunto ao crescente número de consumidores que investem em eletromobilidade e no armazenamento de energia em baterias para uso doméstico, comercial e industrial.

Essa é a avaliação de Cristiano Santos, head da Livoltek, fabricante de inversores fotovoltaicos on-grid, off-grid e híbridos, com comunicação IoT e plataformas em nuvem para monitoramento, que pertence ao Grupo Hexing Brasil.

Segundo o executivo, o setor fotovoltaico é um dos pilares que ajuda o crescimento da área de eletromobilidade, com veículos individuais e coletivos sendo movidos por energia elétrica. “A tendência é de um crescimento exponencial da necessidade de geração solar no mercado residencial e comercial das grandes cidades, justamente para atender a esta demanda”, avalia

Drive Thru 

Com a proposta de ampliar a infraestrutura de recarga veicular, a Volvo Car Brasil e a Arcos Dorados, operadora da marca McDonald’s na América Latina e Caribe, se uniram para oferecer
ainda mais conveniência para os usuários de veículos elétricos. Promovendo comodidade e sustentabilidade, a parceria inédita ampliará o acesso a pontos de carregamento por meio dos restaurantes da rede.

A ação deve chegar a 35 unidades por todo o Brasil e pode ser expandida para até 100 McDonald’s até o fim de 2025. As primeiras unidades a receberem os carregadores ficam nas cidades de São Paulo e Mairiporã: três no McDonald’s mais sustentável da América Latina. Os carregadores disponíveis têm potências entre 7,4kw e 22kw, proporcionando uma recarga de conveniência para os usuários de carros híbridos e elétricos.

"Temos destaque global pela nossa estratégia avançada em eletrificação. Este é um caminho longo, que estamos percorrendo desde 2020, quando instalamos as nossas primeiras estações de recarga. Hoje, além de uma empresa que vende carros, somos uma empresa que investe na mobilidade sustentável. A Volvo Car Brasil contribui com a infraestrutura do país com um investimento de mais de R$ 70 milhões em mais de 100 eletropostos rápidos em todo o país, para usuários de carros elétricos de qualquer marca”, diz Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car do Brasil.

Serviço

Apresentados no Brasil na última Fenatran, maior salão do transporte rodoviário de cargas do continente, os caminhões elétricos da Volvo começam agora a ser negociados no país. A Reiter Log irá operar cinco Volvo FM Electric em rotas diversas, transportando cargas industrializadas. No negócio com a Reiter, a Volvo está aplicando o conceito ‘caminhão como serviço’. Ao invés de vender, os veículos serão locados por meio da Locadora Volvo.

“Caminhões elétricos não são apenas uma nova tecnologia de motorização mais limpa. A eletromobilidade representa uma verdadeira transformação nos negócios de transporte, com mudanças importantes na operação e manutenção da frota. A exemplo do que já fazemos com os veículos a diesel, vamos entregar uma solução integrada de serviços. Nossos clientes estarão totalmente respaldados para manter a disponibilidade máxima dos caminhões elétricos Volvo”, assegura Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina.

Tecnologia 

Seja na estrada ou em casa, a Bosch é uma das grandes companhias globais que está impulsionando a eletrificação das suas tecnologias e soluções para a utilização sustentável da energia. Em uma garagem equipada com sistema de estacionamento autônomo (automated valet parking), os carros elétricos podem se dirigir sozinhos até o lugar de estacionamento disponível com ponto de recarga com a tecnologia lançada recentemente pela empresa.

Com apenas um toque num smartphone, um robô carrega a bateria sem qualquer intervenção humana. Assim que a recarga estiver concluída, o veículo manobra sem condutor para outra vaga de estacionamento, deixando o lugar livre para o próximo carro.

“A combinação única de carregamento e estacionamento autônomos faz da Bosch uma pioneira no mercado”, finaliza Tanja Rueckert, membro da direção mundial do Grupo Bosch. A executiva reforça o empenho da companhia na busca por inovações mais sustentáveis.

“A Bosch está focando em digitalização, eletrificação e no hidrogênio para colaborar com as demandas globais em termos de energia, considerando o uso eficiente de recursos. Para um futuro com baixas emissões, estamos otimizando a utilização de fontes de energia tradicionais, impulsionando a eletrificação na mobilidade, nos edifícios comerciais e nas residências. Além disso, estamos explorando novas fontes de energia sustentável”.