Shoppings destacam-se por ações ESG e exemplo de relacionamento com a comunidade

Setor analisa não só os movimentos do mercado e comportamentos de consumo, como foca em práticas de responsabilidade social.

Cristina Betts (2)Cristina Betts, CEO da Iguatemi S.A. (Foto: Divulgação)

Um relatório publicado em dezembro de 2023 pela Fitch apontou que o setor de shopping centers deve continuar crescendo em 2024, com projeção de crescimento de vendas de até 5% e taxa de ocupação em cerca de 95%. Mesmo com este cenário, é preciso estar atento aos movimentos do mercado, aos comportamentos de consumo das pessoas, além de focar na integração avançada de tecnologias e uma ênfase ainda maior em práticas de responsabilidade social, para ter a capacidade de entregar o que o público precisa e deseja de forma rápida.

“Há alguns anos os shoppings deixaram de ser apenas centros comerciais de consumo e passaram a ser espaços onde as pessoas buscam viver experiências”, comenta Marcelo Rennó, diretor de operações & digital na Shoppings Sá Cavalcante, empresa que administra seis shoppings centers em quatro estados (Espírito Santo, Maranhão, Pará e Piauí).

Sustetabilidade 

A Ancar Ivanhoe, uma das maiores plataformas de shopping centers com capital privado do Brasil, consolidou sua agenda de compromissos ESG por meio do seu “Horizonte ESG 2030”, no qual reforça e amplia práticas envolvendo ética nos negócios e valorização da força de trabalho, respeito ao meio ambiente e uso de recursos naturais, além da transformação social das comunidades das quais fazem parte.

“Hoje, o cenário empresarial está intrinsecamente ligado aos princípios ESG”, afirma o copresidente do grupo, Marcelo Carvalho. “A Ancar já possui uma ampla história de envolvimento com o social, ambiental e uma longa trajetória na gestão de pessoas. Estamos há mais de 16 anos na lista das Melhores Empresas para Trabalhar, segundo o Great Place to Work, somos um dos maiores parceiros da campanha Natal Sem Fome, com mais de R$ 5 millhões investidos em projetos. Assim como diversas iniciativas sociais que reduzem os impactos ambientais dos nossos shoppings. Todos esses projetos ganham ainda mais força quando assumimos compromissos mais ambiciosos que buscam apoiar toda a cadeia do nosso negócio”, acrescenta.

Entre outros compromissos, a Ancar projeta medir e reduzir o impacto das emissões de gases do efeito estufa de suas operações até 2030, assim como realizar treinamento e sensibilização de 100% da força de trabalho no tema mudanças climáticas, bem como impactar 100% dos lojistas nas boas práticas de gestão de resíduos, buscar o máximo de utilização de energia renovável para suas operações, implementar reuso de água em todos os shoppings da rede, transformar a realidade de 10 mil jovens por meio de iniciativas de inclusão social, capacitação profissional e acesso à empregabilidade e potencializar as práticas de diversidade e inclusão como estratégia central da companhia.

Pela cidade

A Iguatemi S.A., uma das maiores companhias full service no setor, com participação em 14 shopping centers, dois premium outlets e quatro torres comerciais, vem trabalhando para
evoluir cada vez mais em iniciativas que reforçam o comprometimento com a agenda ESG. A empresa já conta com uma trajetória de valorização da diversidade – com foco na equidade de gênero e no empoderamento feminino no ambiente de trabalho.

O quadro de colaboradores da rede é composto por quase metade de mulheres e, atualmente, 50% da alta liderança são ocupados pelo público feminino. Além disso, desde 2007, a Iguatemi investe em ações para a educação que já impactaram mais de 3.600 alunos em diversas escolas públicas.

A companhia atua com a Instituição Parceiros da Educação que, por meio de parcerias com escolas e secretarias estaduais e municipais, tem como propósito promover maior envolvimento da sociedade na melhoria da educação brasileira; proporcionar uma formação integral de qualidade; valorizar os educadores da rede pública; contribuir para as políticas públicas educacionais; e fornecer recursos para investimentos em infraestrutura para as escolas públicas parceiras próximas de unidades da rede.

Em 2023, a companhia apresentou ao mercado seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, compilando de forma transparente todas suas iniciativas e projetos que vem sendo realizados ao longo dos anos.

“Este material reflete nosso compromisso com a construção constante de um diálogo aberto com os diversos atores do nosso ecossistema. Por meio dele, apresentamos nossas ações que visam mitigar os impactos existentes no nosso negócio e, em contrapartida, ampliar a influência positiva que exercemos no meio ambiente e na sociedade”, explica Cristina Betts, CEO da Iguatemi S.A.