Por que é importante que mais mulheres ocupem cargos de liderança?

Além da disparidade numérica, também se destacam as desigualdades enfrentadas pelas profissionais mulheres, que abrangem o assédio moral e sexual.

Marcia Cunha e Carla MoussalliCarla Moussalli e Márcia Cunha são co-fundadoras da Plenapausa. (Foto: Divulgação)

Nos últimos anos, testemunhamos uma crescente valorização e reconhecimento das lideranças femininas no mundo dos negócios, entretanto, apesar de estarmos no caminho certo, ainda há muito a percorrer até a linha de chegada. De acordo com o Panorama Mulheres 2023, o número de mulheres nesses cargos alcançou 17% das organizações nacionais, o que deixa claro que apesar do avanço no tema, as empresas ainda têm muitos desafios pela frente. Ainda segundo os dados da pesquisa, as mulheres representam apenas 26% das diretorias corporativas. Essa proporção permanece inalterada em relação ao levantamento realizado em 2019.

Além da disparidade numérica, também se destacam as desigualdades enfrentadas pelas profissionais mulheres, que abrangem o assédio moral e sexual, o machismo enraizado em pequenas atitudes cotidianas, a disparidade salarial e a sobrecarga da dupla jornada. Diante disso, é crucial promover a inclusão das mulheres em diversos setores do mercado e garantir a equidade de gênero nas empresas, com o intuito de erradicar toda forma de discriminação, opressão e injustiça contra elas, assegurando igualdade de oportunidades para todos os indivíduos.

Em 2023, pela primeira vez, mulheres ocupam aproximadamente 10% dos cargos de CEO nas empresas listadas na Fortune 500, representando um marco significativo na história corporativa. No entanto, esse avanço destaca a urgência de promover a presença feminina em todos os patamares de liderança. Como co-fundadoras de uma femtech, sabemos quão crucial é o papel que essas mulheres desempenham no cenário empresarial contemporâneo. Estamos em uma era em que a diversidade é reconhecida como um impulsionador fundamental da inovação e do sucesso organizacional. Lideranças femininas trazem consigo uma perspectiva única, enriquecendo as discussões e promovendo a criação de soluções mais inclusivas e abrangentes.

Não é segredo que a diversidade de perspectivas impulsiona o sucesso, e a liderança feminina desempenha um papel vital nessa equação. O relatório "The Ready-Now Leaders" da ONG Conference Board revela que empresas com pelo menos 30% de mulheres em posições de liderança têm 12 vezes mais probabilidade de estar classificadas entre as 20% melhores em desempenho financeiro.

Ao trazer uma abordagem mais inclusiva e empática, as líderes fomentam ambientes de trabalho mais colaborativos e inovadores. Ao promover uma cultura organizacional que valoriza a diversidade, equidade e a inclusão, elas capacitam suas equipes a alcançar todo seu potencial e a superar desafios com resiliência e criatividade. De acordo com uma pesquisa realizada pela FIA Business School, a segunda prática mais comum entre as empresas reconhecidas como os melhores locais para se trabalhar é estabelecer comitês dedicados à promoção da ascensão de mulheres a cargos de liderança, adotada por 35% das organizações.

Ter mulheres em posições de representatividade vai muito além de falar sobre representatividade, mas é uma força dinâmica que estimula a inovação, a resiliência e o sucesso das empresas. Ao reconhecer e valorizar a diversidade e o talento delas no ambiente corporativo, contribuímos para criar um mundo empresarial onde todos podem prosperar e brilhar.