Digitalização do mercado imobiliário alcança novos patamares e movimenta uma ampla cadeia de fornecedores

O recurso está gradativamente mais próximo da realidade da população, deixando de lado uma perspectiva automatizada e trazendo consigo abordagens mais humanizadas.

Renato Monteiro (4)Renato Monteiro, CEO da Fast Sale. (Foto: Divulgação)

Nos últimos anos, o uso da Inteligência Artificial (IA) apresentou avanços significativos, trazendo uma aceleração de serviços, como assistentes virtuais ou a personalização de conteúdos recebidos em redes sociais. Como um todo, a novidade tem um impacto significativo em diversas áreas da sociedade, incluindo saúde, atendimento, finanças, transporte, educação, entretenimento e até mesmo no setor imobiliário e da construção.

O recurso está gradativamente mais próximo da realidade da população, deixando de lado uma perspectiva automatizada e trazendo consigo abordagens mais humanizadas, com uma comunicação eficaz e natural.

“O Omni Robô e Omni Chat são integrados a diversas API’s, propiciando uma forma revolucionária de lidar com os usuários em vários canais com as mesmas respostas. Isso permite ao empreendedor estar presente em plataformas distintas, como WhatsApp, Webchat e e-mail, além da opção por voz. Dessa forma, atinge-se uma quantidade maior de pessoas, abrangendo todas as preferências”, explica Tiago Sanches, head da Total IP. 

Confiança

Neste sentido, a Tecnisa, uma das maiores incorporadoras do Brasil, com atuação integrada em construção e vendas, lançou a Isa, a assisten te virtual com Inteligência Artificial da empresa,que ajudará os usuários na busca por informações sobre os empreendimentos da companhia.

A Isa adota o modelo de tecnologia baseada no padrão ChatGPT, com capacidade para interagir por meio de um bate-papo no WhatsApp e estabelecer uma conversa “humanizada” com o cliente.

A Tecnisa reconhece que a jornada em busca de um imóvel é uma experiência significativa e, por isso, investiu para que a assistente virtual pudesse, de fato, criar conexões autênticas e envolventes, estabelecendo um vínculo de confiança com o consumidor final. A IA atua como uma consultora imobiliária, entendendo perfil e as necessidades do cliente, ajudando-o a encontrar o imóvel ideal.

“Estamos muito animados com o lançamento da Inteligência Artificial. Buscamos constantemente a inovação para agregar valor à experiência de compra de um imóvel. Por isso, somos pioneiros na adoção da IA como apoio à nossa comunicação”, explica o diretor executivo de Incorporação, Henrique Cerqueira. Segundo ele, a expectativa é de que a Isa atue como uma extensão do time de corretores, atendendo os clientes de forma integrada com o CRM e no pós-venda também, que será a próxima evolução da companhia.

Nas alturas

Lançada em 2021, a Fast Sale vem impulsionando o mercado imobiliário por meio da tecnologia. Após estudar e vivenciar o mercado norte americano e o estilo de vendas no setor imobiliário, o empresário Renato Monteiro, especialista no setor, trouxe a ideia ao Brasil de criar uma plataforma com dados de imóveis com objetivo de acelerar vendas e conectar corretores de Balneário Camboriú com profissionais e imobiliárias de todo o país que querem vender esses imóveis.

“Quando lançamos a Fast Sale, em 2021, Balneário Camboriú estava em sexto lugar no ran king do metro quadrado mais caro do país. Ao oferecermos ao mercado uma ferramenta devendas que trouxe o jeito americano de comercializar imóveis, isso possibilitou que oportunidades de Balneário Camboriú fossem vendidas para todo o Brasil com fotos profissionais e avaliação técnica feita com uso de Inteligência Artificial. Com isso, deixamos os valores mais coerentes ao avaliar, com experiência técnica, outros imóveis anunciados no entorno e profissionalizamos o mercado”, explica o CEO da Fast Sale, Renato Monteiro

O boom imobiliário da cidade é apontado como resultado da atuação da plataforma que já gerou mais de R$ 500 milhões em negócios e tem mais de 2500 corretores e imobiliárias
conectados, em 210 municípios, em mais de 20 estados. Atualmente, o marketplace recebe mais de 30 mil contratos de parceria por ano, tem R$ 3,3 bilhões em ativos, que representa cerca de 30% dos imóveis prontos disponíveis à venda, e ticket médio de R$ 4,4 milhões, com casos de vendas que atingiram R$ 20 milhões.

Perspectivas

Pesquisa realizada pela Deloitte indica que apenas 1,2% da receita das empresas de incorporação e construção é investida em tecnologia, mesmo quando os impactos do uso de softwares são comprovadamente positivos. Dados retirados da pesquisa do portal AECWeb com 500 empresas brasileiras apontam um aumento de 26% em produtividade, 22% na automação de processos e 21% na redução de custos.

Diante desse cenário, o Grupo Softplan, um dos maiores ecossistemas de negócios MultiSaaS e transformação digital do país, adquiriu a Construmarket, construtech que oferece soluções digitais, de software, conteúdo e inteligência voltados ao mercado da construção civil e facilities. Há mais de duas décadas no mercado e com grandes construtoras, corporações e indústrias no portfólio, como Cyrela, Eztec, Tecnisa, Ambev, Votorantim e RedeD´Or, a adquirida automatiza projetos, canteiros de obras, compra e venda de materiais, gestão de facilities e de manutenção industrial, gerando economia, eficiência e produtividade.

“A aquisição da Construmarket traz inúmeros benefícios e resultados para o mercado da construção civil no país, que está bastante aquecido. É um movimento que corrobora a nossa estratégia de fortalecimento e expansão dos segmentos em que atuamos, aumentando nossa presença na cadeia da construção e permitindo que geremos ainda mais valor para os nossos clientes”, afirma Eduardo Smith, CEO da Softplan. De acordo com o executivo, o modelo de atuação do grupo vem se mostrando acertado e deve ser aplicado nas outras verticais, atuais e futuras.