Sun Baocheng: 'Ao enriquecer a tecnologia, vamos consolidar o Brasil como um centro regional de computação de IA'

Empresas com DNA chinês ocupam diferentes espaços no processo de disrupção tecnológica.

CEO da Huawei Brasil, Sun Baocheng_DivulgaçãoCEO da Huawei Brasil, Sun Baocheng. (Foto: Divulgação)

À medida que o digital se torna cada vez mais entrelaçado com a experiência humana, as empresas de tecnologia estão na vanguarda da integração de avanços em inteligência artificial (IA) e neurociência para redefinir o *growth hacking* e o marketing personalizado. Essa fusão inovadora está criando estratégias que captam com precisão a atenção do cliente, melhoram o engajamento e aumentam significativamente as taxas de conversão.

Em pesquisa recente realizada pela Twilio, plataforma de engajamento do cliente que proporciona experiências personalizadas de IA, intitulada The Growth Report 2023: AI edition, o Brasil foi considerado líder na adoção de inteligência artificial (IA) na América Latina, com 98% das empresas experimentando tecnologia em canais de marketing.

Liderança global

Neste sentido, para o CEO da Huawei Brasil, Sun Baocheng, o Brasil será o centro da inteligência artificial (IA) na América Latina. O executivo abordou o tema durante a sua participação no Futurecom 2023, maior evento de telecomunicações da América Latina, na palestra “Construindo um sólido backbone de computação para a sociedade inteligente”. Um backbone, do inglês, significa “espinha dorsal”, e representa a parte mais importante de um sistema para fornecer o suporte central para que múltiplas redes se conectem e conversem umas com as outras.

De acordo com Sun Baocheng, o próximo passo da jornada da transformação digital é o da inteligência, no qual teremos um mundo totalmente conectado, por isso, é preciso aproveitar as oportunidades estratégicas que o ecossistema de tecnologia possibilita. No lugar da Internet das Coisas, teremos a Inteligência das Coisas, com muito mais aparelhos conectados facilitando tarefas do cotidiano.

“A rede é uma base massiva para ser usada em um modelo de computação com IA, o backbone é a chave para apoiar a nuvem, acelerando a indústria e demais setores. É um sistema aberto. E também podemos usar para abrir o ecossistema juntos. Por isso, nós atuamos no desenvolvimento de alianças entre os setores e a formação de talentos para a área da tecnologia, buscando construir um ecossistema de computação próspero. Acreditamos que, ao enriquecer a tecnologia de Inteligência Artificial e fortalecer o ecossistema de talentos, vamos consolidar o Brasil como um centro regional de computação de IA”, explicou o CEO.

Salto para o futuro

Recentemente, a Lenovo anunciou novas soluções e serviços com base na Inteligência Artificial, projetados para permitir a implementação em grande escala de recursos de computação remota, que podem acelerar significativamente a prontidão da IA e capacitarão novos aplicativos para as empresas.

"A Lenovo está comprometida em ser a parceira mais confiável e a empoderar a transformação inteligente dos nossos clientes, simplificando a implementação de IA", declara Kirk Skaugen, presidente do Lenovo Infrastructure Solutions Group (ISG). "Continuamos a expandir os limites daquilo que é possível na borda, tornando mais fácil do que nunca a implantação da computação de borda que fornece de forma eficiente insights transformadores baseados em IA para qualquer empresa, em qualquer lugar", completa.

Gestão

Como parte do movimento de expansão de serviços para pequenas e médias empresas na América Latina, o TikTok criou o TikTok Ads Manager, uma plataforma de autoatendimento projetada para PMEs. O serviço ajuda os empreendedores a aumentar sua presença digital e facilita o processo de conexão das pequenas empresas com a comunidade TikTok.

O TikTok Ads Manager funciona como um hub de soluções de publicidade de autoatendimento para as marcas, oferecendo às pequenas e médias empresas as ferramentas necessárias para explorar a criatividade e impactar a comunidade na plataforma. A plataforma torna mais fácil para as PMEs criarem seus anúncios e desenvolverem campanhas.

"O ano de 2023 foi repleto de boas surpresas e conquistas, com destaque no constante crescimento da nossa comunidade, nossos criadores e a ampliação das nossas soluções B2B. Aprofundamos ainda mais nosso apoio à comunidade de criadores e fortalecemos nosso impacto em indústrias importantes, como música e varejo. Seguiremos trabalhando para criar soluções conforme as necessidades da nossa comunidade, além de desenvolver ferramentas inovadoras para usuários, criadores e parceiros de negócio”, aponta Kim Farrell, diretora geral de operações do TikTok na América Latina.