Evento debate o papel da tecnologia na construção de um Brasil mais justo

Lideranças e empresários discutem o papel da inteligência artificial e da inovação como ferramentas de transformação social e econômica.

WhatsApp Image 2025-04-30 at 15.26.20Patrícia Ellen, head do LIDE Tecnologia e cofundadora da Aya Earth Partners. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)

O Seminário LIDE | Inovação promoveu o debate sobre o papel da tecnologia e da inteligência artificial no enfrentamento das desigualdades sociais e regionais. Promovido pelo LIDE - Grupo de Líderes Empresariais, o evento reuniu autoridades como o ex-governador João Doria, o ministro Luiz Fernando Furlan, a ex-secretária Patrícia Ellen, o médico Romeu Domingues (Dasa) e o secretário municipal Magoo Rodrigues, além de empresários, lideranças e estudantes.

Com o tema central voltado à inteligência artificial e à redução das desigualdades, o seminário buscou estreitar laços entre setor público, iniciativa privada e a juventude, inspirando novas gerações a liderar a transformação digital e social do Brasil.

WhatsApp Image 2025-04-30 at 15.24.31Magoo Rodrigues, secretário municipal de Indústria, Comércio e Trabalho de Barueri. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)

Tecnologia como inclusão social

Um dos pontos altos foi o painel sobre tecnologia como ferramenta de inclusão, com destaque para a fala da vereadora Amanda Vitorazzo, que relatou a experiência do sistema Smart Sampa — tecnologia que já prendeu mais de mil foragidos com reconhecimento facial, além de localizar desaparecidos. “A tecnologia no setor público significa eficiência para o usuário. Ela precisa estar a serviço da vida das pessoas.”

WhatsApp Image 2025-04-30 at 15.25.41Amanda Vettorazzo, vereadira e especialista e pós-graduada em cidades inteligentes. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)

Já a ex-secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, emocionou o público ao compartilhar sua trajetória de superação.

“Eu fui a primeira da minha família — que tem mais de 100 pessoas de primeiro grau — a ter acesso à universidade. A educação e a tecnologia mudaram minha vida.”

Patrícia também reforçou a importância da juventude sonhar alto, aprender programação e buscar propósito em profissões ligadas à sustentabilidade e à economia verde.

Saúde e inovação: um casamento urgente

O médico e presidente da Dasa, Romeu Domingues, trouxe exemplos concretos da aplicação da IA na saúde, como a realização de 500 mil teleconsultas mensais e o uso de dispositivos integrados para diagnóstico remoto.

“Com um sistema remoto, conseguimos atender cinco pacientes por hora, com qualidade, mesmo em comunidades de difícil acesso.”

Domingues também alertou para a lentidão da digitalização no setor. “O Brasil ainda tem muitos dados de saúde em papel. Falta interoperabilidade entre os sistemas.”

WhatsApp Image 2025-04-30 at 15.29.03Romeu Domingues, presidente do Conselho da Dasa. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)

Um novo Brasil é possível

A diretora da FATEC Barueri, Renata Giovannoni, concluiu com uma reflexão sobre o papel da tecnologia na educação: “Ou usamos a tecnologia para combater desigualdades ou corremos o risco de ampliar o analfabetismo digital.”

O seminário se encerrou com um apelo conjunto: que o Brasil aposte na educação, na tecnologia e na juventude como pilares para um país mais justo, inovador e conectado com o futuro.